Compreenda o perigo dos raios

Muito se fala sobre os perigos das descargas elétricas, tanto para nós, quanto para nossas residências e equipamentos. Nesse post, abordaremos os motivos que ocasionam essa preocupação.

Porque os raios ocasionam a queima dos equipamentos?

Podemos representar a forma de onda típica de uma descarga Atmosférica pela figura mostrada ao lado, onde Ip é a corrente de pico máxima da descarga e Ip/2 é o valor de meia corrente em KA (Kilo Amperes).

Tf é o tempo que registra o máximo valor da corrente de pico.

Tc é o tempo do valor de meia corrente.

 

Como o Brasil é um país tropical, temos elevado índice de descargas Atmosféricas em quase todas as regiões. Entretetanto, em algumas regiões em particular, estas descargas são mais prejudiciais, ou seja, em áreas de mata, de minérios, com topografia montanhosa ou em região litorânea.

A descarga é uma consequência das cargas elétricas acumuladas em nuvens cumulonimbus, e, normalmente, ocorre quando o campo elétrico excede o isolamento dielétrico do ar.

A intensidade de corrente impulsiva depende de vários fatores, entre eles podemos citar:

  • Concentração de cargas na base da nuvem, basicamente agrupadas por efeito de ventos e mudanças de temperatura;
  • Distância entre nuvem e solo;
  • Características do solo.

Estas correntes de grande intensidade, que podem ultrapassar 100KA (cem mil amperes), podem induzir equipamentos eletro/eletrônicos em seu caminho, provocando a queima de seus circuitos, degradação de seus componentes, quase sempre com perdas significativas.

Por este motivo se faz extremamente necessária a utilização de protetores elétricos contra descargas Atmosféricas, associados a um bom sistema de aterramento, com valores de resistência de terra menores que 10 ohms.

Escrito pelo Engenheiro elétrico Augusto Miele.

Compartilhe esse post

Blog